Artigo sobre Mangá e representação do surdo

Artigo Publicado: A Representação do Surdo no Mangá Koe No Katachi

O artigo intitulado "A Representação do Surdo no Mangá Koe No Katachi", de autoria de Vanessa Taumaturgo Silva (estudante UNIFESSPA e integrante do GP LAERTE), Prof Dr. Abilio Pacheco de Souza (UNIFESSPA, pós-doutorando UFNT – Bolsista CAPES e líder do LAERTE) e Professora Leila Saraiva Mota (UFPA e doutoranda UFNT) foi recentemente publicado na Nova Revista Amazônica, volume 11 número 02.

O texto completo você pode encontrar na revista ou em meu perfil no Researchgate.

Eis o resumo e as palavras-chave da publicação:

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações do surdo e da língua de sinais na obra Koe no Katachi, de Yoshitoki Oima. Através da leitura do mangá buscamos evidenciar como o surdo é visto na sociedade japonesa e como se dá a inserção da Língua de Sinais Japonesa (LSJ) nos quadrinhos. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas em obras de ambos campos tratados: da pessoa surda, sua cultura, representações e educação; e da linguagem dos quadrinhos. Com a pesquisa foi possível perceber que ainda que um personagem surdo tenha sido retratado na obra, mesmo como protagonista, isso não lhe deu lugar, não lhe pôs à frente para narrar-se; também, que no que tange a linguagem dos quadrinhos, não há empecilho para a elaboração de tal linguagem que não possa abarcar também as línguas de sinais.

Palavras-chave: Surdos; Koe no katachi; Representatividade; Histórias em quadrinhos; Mangás

Agradeço muitíssimo a Vanessa e a Leila pela parceria, bem como aos editores da Revista pela recepção e o cuidado com o texto.