Abandonar leitura chata!?

Abandonar leitura chata!?

Acabei de ler um livro de um clube de leitura online cuja média de pontuação dos leitores foi 4,0 (de 5,0). Mas era um erro com muitos erros de continuidade, furos no enredo, falta de lógica de todo tipo. Mas de 500 páginas. Senti vontade de desistir várias vezes mas fui até o fim. Hoje encontrei esta postagem no Instagram @literaturanograu, de autoria de Raphael Peixoto. Vou transcrever apenas o primeiro parágrafo e o link para você ler o texto todo e comentar por lá.

📚Já pensou sobre isso hoje? É muito comum que blogueiros literários defendam a ideia de que se uma leitura não está fluindo para o leitor este deve tranquilamente abandona-la e seguir para a próxima. Afinal de contas, o número de livros disponíveis é infinito e o tempo escasso, logo, porque gasta-lo de forma tão ruim? Esta parece, a princípio, uma grande ideia, não é mesmo? Mas será que é?

Continue em:
https://www.instagram.com/p/C20Us9YPttt/

Imagem: pixabay

Destinatário errado de email

Destinatário errado de email

Hoje eu recebi uma mensagem por email destinada a outro Abilio Pacheco. Já escrevi aqui sobre esses outros abilios pachecos. Ouvi sei quantos são, suas profissões…
O problema é que o gmail não considera a existência de ponto no meio do endereço de email. Assim tanto faz abilio ou ab.ilio ou abil.io ou a.b.i.l.i.o … tudo vai para o mesmo endereço. Eu tenho este endereço de email há mais de 10 anos.
São empresas dos mais variados tipos: academias de ginástica, contabilidade, cursos, … informes referentes às suas profissões. São empresas de regiões diferentes do Brasil, de países hispânicos da América do Sul e países Ibéricos.
Às vezes, enviam informações com dados sensíveis. Para todas, eu respondo informando que o endereço não está certo e que eu não sou o Abilio Pacheco para quem estão escrevendo. Com o tempo, resolvi pegar o número de telefone desses outros Abilios, escrever pelo whatsapp e mandar mensagem pedindo um outro endereço de email. Assim toda vez que vem uma mensagem para um deles, eu apenas encaminho. Já sei suas profissões e os interesses.
Tem uma coisa, entretanto, que me chamou atenção e gostaria de compartilhar com vocês.
Nenhuma empresa agradeceu por eu informar que o destinatário estava errado. Imagino que algumas não responderam por não ter recebido a mensagem de volta. A maioria repetiu o envio indefinidamente e eu todas as vezes informava.
Tenho sentido falta de algum tipo de elegância nos emails de empresas. Uma imobiliária, por exemplo, escreveu-me recentemente (para mim mesmo desta vez) com a seguinte mensagem: "Segue IPTU." Eu pensei: é um telegrama!
Sem saudações, sem cumprimento, sem fecho, sem saudação…

É a mesma falta de elegância, ou educação, ou treinamento das empresas de telemarketing. A gente atende. A pessoa do outro lado diz: Abilio!? Sem "boa tarde", sem "bom dia". Algumas dizem depois, mas a maioria emenda com "Aqui é fulana da empresa tal e o motivo do meu contato é…"
Que pressa é essa? Que urgência é essa? Que otimização de tempo é essa? Não há tempo para um mínimo de gentileza?
Linhas acima, eu comentei que nenhuma empresa que errou o destinatário da mensagem que seria para outro Abilio Pacheco agradeceu por eu informar o equívocos. Os outros Abilios Pachecos, sim. Trocamos até felicitações de Natal e Ano Novo.
Mas além de agradecer, nenhuma pediu desculpa pelo incômodo. Diferentemente do telefonema, escrevendo é difícil dizer que pressa, urgência ou otimização de tempo.
É falta de trato mesmo. Só pode.

Imagem: pixabay