
Abilio Pachêco
Professor universitário de Literatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Terminei recentemente o Doutorado em Teoria e História Literária na UNICAMP, com orientação do Professor Dr. Márcio Seligmann-Silva. Fiz estágio Sanduíche na Universidade Livre de Berlin nos semestres de Verão 2015 e Inverno 2015/16, sob a supervisão/orientação da Professora Doutora Suzanne Klengel.
Para saber mais sobre minha atuação na área acadêmica, veja meu currículo na plataforma lattes, meu perfil público na UFPA e meu perfil da rede social de pesquisadores.
Tenho alguns livros publicados. Alguns poemas e contos foram publicados em sites, blogs, revistas virtuais, livros e antologias.
Recebi algumas outorgas resultantes de concursos literários, sendo a mais importante delas o 1º lugar ‘Estilo Moderno’ no IX Concurso Nacional de Poesias – Irene Santini, organizado pela Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, quando eu tinha 17 anos e a premiação que meu pequeno Canto Peregrino a Jerusalém Celeste recebeu em Portugal, na década passada.
Também atuei/atuo como editor. Tendo organizado algumas antologias, atuado na edição de vários livros individuais para a Editora Literacidade e alguns poucos para a Editora Pará.grafo. Entre outras publicações.
Além disso, sou treineiro em Artes Visuais. Tendo participado de uma exposição coletiva em 2019, na Galeria Vitória Barros, em Marabá, concluído algumas obras avulsas e ministrado oficina e disciplinas na área.
Minhas redes sociais:
olá professor tudo bem…
vamos fazer um sarau literário lá em rondon do pará, o que acha? entre em contato…
medhusas
CurtirCurtir
Olá Abilio,
Obrigado, adorei ter ganhado você como amigo, pois terminei de concluir minha gradução em letras pela Universidade Vale do Acaraú/AP. Agora estou cursando uma pós-graduação em gestão pública pela UNIFAP/AP.
Mande notícias,
Um abraço
Sonia
CurtirCurtir
Parabéns pelo livro prof Abílio.
Fui seu aluno pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPA.
Abraço,
Renato Silva.
CurtirCurtir
Prof. Abílio Pacheco é um grande incentivador da cultura em seus mais variados aspectos. Como professor, instiga o conhecimento de uma maneira lúdica e simples, mas sempre concisa. Como autor, revela-nos um exímio construtor das palavras; e mesmo longe dos grandes centros culturais, preocupa-se em propagar diversas formas de acesso à cultura, seja a erudita – a clássica, seja a popular.
Parabéns! Abraços do fã.
Andrey do Amaral, agente literário
CurtirCurtir
Muito bom seu site meu amigo professor Abílio.
brigadão pelo email.
estou indo á Bragança tomar todas e comer muito caranguejo.
Férias merecidas!
abração
CurtirCurtir
obrigado pelo convite para a nova antologia.
infelizmente ainda não irei participar, mas qualquer dia terei o grande prazer de me juntar a vocês.
em tempo: fiquei encantado com a homenagem feita a ti, pela sra. Tânia Sarmento-Pantoja. que maravilha. obrigado.
acesse o meu blog que ainda está em construção. será um prazer.
CurtirCurtir
Abilio,
Recebi o seu convite para a antologia, mas no momento estou empenhada com o meu proprio livro, que está sendo lançado estra semana.
Gostei da sua apresentação, apreciei o seu curriculum, e espero que nos encontremos em outras ocasiões.
Alba Christina
CurtirCurtir
Na verdade não conheço pessoalmente esta ilustre pessoa que é o meu querido amigo Abílio, e nem precisaria, desde o primeiro momento em que tive contato com ele, sempre me pareceu uma pessoa voltada aos mesmos propósitos que eu, a literatura sempre pareceu ativa em suas ações, tenho certeza que o projeto “Cidades” de sua autoria é um grande marco na história da literatura e da poesia brasileira, afirmo isso não somente como Embaixador da Paz e poeta, mas como amante da poesia e divulgador das causas literárias, a meu querido Abílio só posso tirar o chapéu ao que sua figura representa a todos nós poetas anônimos. Dimythryus.
CurtirCurtir
Oi Abílio,
Parabéns pelo livro! Tenho certeza que é literatura de verdade! Coisa que infelizmente não se vê toda hora.
Beijos,
Cissa de Oliveira
CurtirCurtir
Sou escritor, com formação em letras, gostei muito do seu blog, e gostaria que também me desse a honra de visitar um blog sobre literatura cujo endereço é rioletrasitb.@gmail.com. Sou de Castanhal e estou radicado há vinte anos em Itaituba.Parabéns pela sua profícua produção, se quiser pode enviar texto que postarei no blog com certeza.
Um grande abraço
Nazareno Santos-Itatuba
CurtirCurtir