Quem sou

perfil 2020

Sou professor universitário de Literatura da Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança.

Terminei recentemente o Doutorado em Teoria e História Literária na UNICAMP, com orientação do Professor Dr. Márcio Seligmann-Silva. Fiz estágio Sanduíche na Universidade Livre de Berlin nos semestres de Verão 2015 e Inverno 2015/16, sob a supervisão/orientação da Professora Doutora Suzanne Klengel.

Para saber mais sobre minha atuação na área acadêmica, veja meu currículo na plataforma lattes, meu perfil público na UFPA e meu perfil da rede social de pesquisadores.

Tenho alguns livros publicados. Alguns poemas e contos foram publicados em sites, blogs, revistas virtuais, livros e antologias.

Recebi algumas outorgas resultantes de concursos literários, sendo a mais importante delas o 1º lugar ‘Estilo Moderno’ no IX Concurso Nacional de Poesias – Irene Santini, organizado pela Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, quando eu tinha 17 anos e a premiação que meu pequeno Canto Peregrino a Jerusalém Celeste recebeu em Portugal, na década passada.

Também atuei/atuo como editor. Tendo organizado algumas antologias, atuado na edição de vários livros individuais para a Editora Literacidade e alguns poucos para a Editora Pará.grafo. Entre outras publicações.

Além disso, sou treineiro em Artes Visuais. Tendo participado de uma exposição coletiva em 2019, na Galeria Vitória Barros, em Marabá, concluído algumas obras avulsas e ministrado oficina e disciplinas na área.

Redes sociais:

Perfil no Facebook (lotado), página no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin.

Abilio Pacheco

98 respostas para “Quem sou”

  1. Abilio, meu baiano,
    Prometo entrar no seu site/blog assim que arrumar as malas, pois estou retornando de uma viagem de cinco semanas…
    Pelos comentários que li, sei que vou apreciar seu trabalho.
    Até breve,
    Manon de Brasília

    Curtir

  2. Como vai Mestre?

    Meu nome é Reijane, sou Pedagoga e atuo na Rede pública Municipal de Camaçari-Bahia, como Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental II. Atualmente, estou concluindo o Curso de Letras! Li sua biografia e é com muito prazer, que irei inscrever-me neste concurso de poesias de Natal! A Educação, precisa de pessoas assim, como você, Abílio!
    Tenho certeza, que enquanto houver excelentes profissionais restará uma “Esperança para a Crise Cultural”, instaurada no Sistema Educacional. Contudo, ainda podemos estar alegres!! Acreditamos na Educação!!!
    Abraços de uma nova admiradora e seguidora virtual:
    Reijane Cruz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s