Quem sou

perfil 2020

Sou professor universitário de Literatura da Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança.

Terminei recentemente o Doutorado em Teoria e História Literária na UNICAMP, com orientação do Professor Dr. Márcio Seligmann-Silva. Fiz estágio Sanduíche na Universidade Livre de Berlin nos semestres de Verão 2015 e Inverno 2015/16, sob a supervisão/orientação da Professora Doutora Suzanne Klengel.

Para saber mais sobre minha atuação na área acadêmica, veja meu currículo na plataforma lattes, meu perfil público na UFPA e meu perfil da rede social de pesquisadores.

Tenho alguns livros publicados. Alguns poemas e contos foram publicados em sites, blogs, revistas virtuais, livros e antologias.

Recebi algumas outorgas resultantes de concursos literários, sendo a mais importante delas o 1º lugar ‘Estilo Moderno’ no IX Concurso Nacional de Poesias – Irene Santini, organizado pela Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, quando eu tinha 17 anos e a premiação que meu pequeno Canto Peregrino a Jerusalém Celeste recebeu em Portugal, na década passada.

Também atuei/atuo como editor. Tendo organizado algumas antologias, atuado na edição de vários livros individuais para a Editora Literacidade e alguns poucos para a Editora Pará.grafo. Entre outras publicações.

Além disso, sou treineiro em Artes Visuais. Tendo participado de uma exposição coletiva em 2019, na Galeria Vitória Barros, em Marabá, concluído algumas obras avulsas e ministrado oficina e disciplinas na área.

Redes sociais:

Perfil no Facebook (lotado), página no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin.

Abilio Pacheco

98 respostas para “Quem sou”

  1. Professor Abílio:
    Acabo de publicar pela Editora Taba Cultural, RJ um livro de crítica literária que ajudará não só alunos, mas pesquisadores da área de letras. Trata-se de textos que abordam diferentes momentos da literatura brasileira, estuda as vanguardas, discorre criticamente sobre poetas e romancistas, etc. Gostaria muito de lhe enviar um exemplar, contando que o senhor o encaminhe a alguma biblioteca de seu estado ou a algum crítico que possa ajudar na divulgação deste trabalho, que lhe asseguro é sério. Pra tanto preciso do seu endereço e ficaria grata se o enviasse para o meu e-mail. Parabéns pelo seu trabalho,
    Regina

    Curtir

  2. Abilio os alunos de pedagogia intensivo estão morrendo de saudades de você. Você foi e é um dos melhores professores que já tivemos.
    Muitos abraços dos homens e beijos das mulheres.
    Turma de pedagogia intensivo UFPA 2010 Abaetetuba

    Curtir

  3. Professor Abílio,
    Fiquei satisfeita com a resposta ao meu e-mail sobre dúvidas e resolvi saber um pouco mais sobre você. Para minha surpresa, deparei-me com uma pessoa que ama Literatura e que tem uma vasta experiência.
    Sou professora de Língua Portuguesa e Literatura, escrevo desde a infância e tenho muito material, entretanto nunca publiquei, ou melhor, minha primeira publicação foi esta semana na wordpress (blog).
    Achei interessante o convite para a antologia e pretendo participar do concurso após eliminar todas as minhas dúvidas.

    Até mais.

    Elisangela

    Curtir

  4. Aos pouco vou conhecendo tuas obras.
    É muito bom se deparar com pessoas interessantes, inteligentes e com um coração poeta! Que Deus conserve o eterno dom de levar aos homens um pouco da sua poesia e sabedoria! O mundo precisa de paz e amor!
    Neiva B.Bridi

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s