Quem sou

perfil 2020

Sou professor universitário de Literatura da Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança.

Terminei recentemente o Doutorado em Teoria e História Literária na UNICAMP, com orientação do Professor Dr. Márcio Seligmann-Silva. Fiz estágio Sanduíche na Universidade Livre de Berlin nos semestres de Verão 2015 e Inverno 2015/16, sob a supervisão/orientação da Professora Doutora Suzanne Klengel.

Para saber mais sobre minha atuação na área acadêmica, veja meu currículo na plataforma lattes, meu perfil público na UFPA e meu perfil da rede social de pesquisadores.

Tenho alguns livros publicados. Alguns poemas e contos foram publicados em sites, blogs, revistas virtuais, livros e antologias.

Recebi algumas outorgas resultantes de concursos literários, sendo a mais importante delas o 1º lugar ‘Estilo Moderno’ no IX Concurso Nacional de Poesias – Irene Santini, organizado pela Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, quando eu tinha 17 anos e a premiação que meu pequeno Canto Peregrino a Jerusalém Celeste recebeu em Portugal, na década passada.

Também atuei/atuo como editor. Tendo organizado algumas antologias, atuado na edição de vários livros individuais para a Editora Literacidade e alguns poucos para a Editora Pará.grafo. Entre outras publicações.

Além disso, sou treineiro em Artes Visuais. Tendo participado de uma exposição coletiva em 2019, na Galeria Vitória Barros, em Marabá, concluído algumas obras avulsas e ministrado oficina e disciplinas na área.

Redes sociais:

Perfil no Facebook (lotado), página no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin.

Abilio Pacheco

98 respostas para “Quem sou”

  1. Caro Abílio,

    Acessei à sua página através de um link do blog da professora Edilza Fontes.
    Estou terminando meu segundo livro de poemas, que tem título provisório de TRAINDO A ESCURIDÃO.
    Gostei muito do Poemia. Penso em escrever um artigo crítico sobre seus livros.
    Um grande Abraço

    Curtir

  2. Caro Prof. Abílio,
    Adoramos seu blog. É muito rico.
    Aproveitamos para agradecer a divulgação do I Seminario Historias de Roteiristas. Novo Paradigma do Audiovisual. que ocorreu na Universidade Presbiteriana Mackenzie nos dia 28 a 30 de outubro.
    O Seminário foi muito bacana, as pessoas interessadas, os convidados excelentes e as mesas temáticas com trabalhos interessantíssimos!!!
    No ano que vem, pretendemos realizar a segunda edição do seminário. Deixe-nos seu email para entrarmos em contato e podermos trocar idéias sobre o tema narrativa audiovisual.
    Atenciosamente
    Glaucia e Fernanda (coordenadoras do Seminário)

    Curtir

  3. Olá Abílio.
    Só hoje tomei conhecimento da “Antologia Da Cidade”. Estou começando a dar valor ao que escrevo e gostaria muito de participar deste evento. Ainda é possível se inscrever? Como faço para isso ? Agradeço sua resposta.
    Ana Meireles

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s