Quem sou

Abilio Pacheco
Abilio Pacheco

Sou professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança.

Atualmente  e curso o Doutorado em Teoria e História Literária na UNICAMP. Fiz estágio Sanduíche em Berlin nos semestres de Verão 2015 e Inverno 2015/16.

Tenho alguns livros publicados. Alguns poemas e contos foram publicados em sites, blogs, revistas virtuais, livros e antologias.

Recebi algumas outorgas resultantes de concursos literários, sendo a mais importante delas o 1º lugar ‘Estilo Moderno’ no IX Concurso Nacional de Poesias – Irene Santini, organizado pela Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, quando eu tinha 17 anos.

Na área acadêmica, veja meu currículo na plataforma lattes.

Para contato, escreva-me: contato@abiliopacheco.com.br .

Abilio Pacheco

98 respostas para “Quem sou”

  1. Olá Professor,

    Quanto tempo!? Estarei no lançamento do seu livro em Marabá. Talvez participe também da Antologia. Mas… me diga!? Como é que você nessa crise tá organizando antologia e por um valor tão baixo? Tá querendo abrir falência? (risos)

    Depois me conta a receita,

    Ex-aluno do Salomé Carvalho

  2. Estamos fundando a Academia Castanhalense de Letras – ACL. Temos a pretenção de participar do JIRAU com diversos outros escritores de Castanhal – nos encontraremos lá.

    Vc tem sorte, trabalhar com literatura em Bragança deve ser espetacular.

  3. Abilio Pacheco, eu diria, é um fenômeno literário. Desde que conheci seus primeiros passos na arte das letras e da poesia, descobri um valor de tamanha grandesa neste homem… Amigo, companheiro, pai e sabedoria.

    Até tentei seguir seus passos. Mas não consegui acompanhá-lo, tamanha era a pressa e a vontade de mostrar para o mundo o seu valor… não apenas um valor das coisas materiais, mas sim, mostrar que poderia ser, como um discípulo: transmitindo a verdade do sucesso para quem puder lhe ouvir… parabéns meu irmãozinho e que Deus jamais feche os olhos pra você… fica com Deus!

  4. Admiro o Abílio desde os primórdios das Letras/97 em Marabá. Ele é realmente um excelente escritor e um cara super crítico sobre tudo.
    Ainda não tive o prazer de ter em mãos seu novo livro(Mas no próximo mês ele estará em minhas mãos), mas mesmo sem ler, sei de que se trata de uma obra-prima, porque o Abílio é um hiper e mega escritor e poeta.
    Faço votos de que ele esteja sempre na ativa e nos presentei com seus versos profundos e com suas histórias magníficas.
    Abílio, Parabéns pelas grandes conquistas!
    Força Sempre!

  5. Tenho impressão que tudo o que tenho pra falar sobre Abílio é óbvio demais, por isso preferi me esconder na obscuridade de um poema feito pra ele. Segue-o

    `A guisa de Pre-face

    Mãos arcaicas
    tecem o tempo labor maduro
    Perdura a guia a voz silente
    movido o tempo move à terra
    Vozes prometidas
    entre os charcos entre os páramos
    Supernova Estrela de Davi Estrela da Manhã
    Fendidas
    Mãos arcaicas por vozes prometidas
    Move à terra
    Move a terra.

    Tânia Sarmento-Pantoja
    Belém, (por ocasião de seu livro inédito baseado em parte no Salmo 137, em 21.01.08)

  6. Tive o prazer de conhecer o Abílio no curso de Pós graduação em educação para as relações etnico-raciais (IFPA) e apesar do pouco tempo que tivemos juntos, posso afirmar sem medo de errar que ele é um excelente profissional, carismático, inteligentíssimo e que sabe como nos despertar o interesse pelas letras (por mais que não gostemos muito delas como é o meu caso…RS).
    Só posso dizer que foi muito bom nosso compartilhar de conhecimento e espero que nos encontremos pelas “academias” da vida…
    Grande abraço!
    Vivian Viana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s