Ficção e História no Romance Em Despropósito

Para bem começar a semana, compartilho a alegria de saber que um artigo sobre meu romance “Em Despropósito”.
O artigo foi escrito por Luiza Helena Oliveira da Silva, César Alessandro Sagrillo Figueiredo e Jacielle da Silva Santos, da Universidade Federal do Tocantins-TO, tem como título História e Ficção no Romance Em Despropósito (mixórdia), do escritor paraense Abilio Pacheco e foi publicado na revista FERMENTUM. Vol 31, N. 91, mayo-agosto 2021, editada pelo Centro de Investigaciones HUMANIC, Universidad de Los Andes, Mérida-Venezuela.

Resumo: Neste artigo, analisamos o romance Em despropósito (mixórdia), do escritor paraense Abílio Pacheco (2013). Mobilizamos categorias da semiótica tensiva para a análise do modo como vai se constituindo a narrativa que se organiza de modo fragmentário, a partir de flashes da memória do narrador, atravessada pela rememoração de acontecimentos emblemáticos da história no sudeste paraense: o Massacre de Eldorado dos Carajás, a Guerrilha do Araguaia, a continuidade da ação de matadores de aluguel na região, sob a apatia ou a conivência do Estado. A notícia do assassinato de 19 trabalhadores rurais se faz simultaneamente a informações que revelam ao narrador protagonista verdades sobre sua origem. História e ficção literária dialogam para compor o enredo de violência no Norte do país.
Palavras-chave: Massacre do Eldorado dos Carajás; memória; literatura e história; semiótica; Ressignificações do passado.

Meu muitíssimo obrigado aos professores Luiza Helena e César Alessandro, e a Jacielle, estudante de pós-graduação na UFT. Gratíssimo.

Faça download aqui ou na página da revista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s