Mais um podcast de literatura nascendo. Quanto mais, melhor.
A notícia a seguir é uma transcrição da reportagem na Plataforma 9.

[abre aspas] Fruto de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Oceanos, tem início, em janeiro de 2021, um novo podcast — Cruzamentos Literários. O programa pretende mostrar como importantes escritores pensam o mundo, a literatura, e o universo da língua portuguesa.
Durante o primeiro semestre de 2021, serão apresentados 12 episódios com quatro curadores de diferentes nacionalidades conversando com 12 escritores de cinco países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
Os diálogos de “Cruzamentos literários” procuram dar a conhecer o modo como os escritores convidados – ficcionistas e poetas que têm contribuído com a produção contemporânea em língua portuguesa – partilham a herança cultural do idioma e valorizam sua plurinacionalidade. O que os aproxima e o que os afasta?
Os episódios quinzenais, sempre às quintas-feiras, estarão disponíveis no Spotify, a partir de 21 de janeiro. O podcast “Cruzamentos Literários” integra a Programação Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
[fecha aspas]
O primeiro episódio é com a “escritora moçambicana Paulina Chiziane, [ela] conversa com a jornalista portuguesa Isabel Lucas sobre sexo, racismo, poligamia, diversidade cultural, e muitos outros temas tratados de maneira direta e bem humorada. Com leituras da escritora brasileira Veronica Stigger.” (conforme descrição do episódio nos agregadores).
Ouça o episódio um clicando no link: