Habitos culturais

Hábitos culturais dos brasileiros

Abilio Pacheco

Tem circulado na internet nos últimos dias (facebook e whatapps principalmente) esta imagem sobre os hábitos culturais dos brasileiros.

pesquisa fecomercio

Eu tenho visto com cada vez mais desconfiança publicações como esta. Existe um fundo de alarmismo em várias as áreas. Não duvido, como afirma um professor brasileiro marxista, não duvido da produção de argumentações alarmistas ou mesmo a reprodução de algumas formas delas. Aí elas atingem as mais variadas áreas encontrando reprodutores que se sentem motivados a fazer a repetição da postagem pois a mesma atinge uma área que lhe interessa diretamente – no nosso caso, professores e escritores. Em outras palavras, num momento político complicado como este, dizer que a cultura brasileira está assim ou assado tem no fundo uma argumentação de que este é o resultado de 13 anos de governo popular.

Outro ponto importante: quem produziu a pesquisa foi a FECOMERCIO do RJ. Em seu site consta a seguinte informação: [aspas] “O hábito de lazer cultural do brasileiro” elaborado pelo Sistema FecomércioRJ – que abrange Fecomércio-RJ, Sesc Rio e Senac Rio – com base na pesquisa Perfil do consumo de cultura do brasileiro, encomendada à Ipsos Public Affairs, não pretende analisar os hábitos de cultura do brasileiro, mas os hábitos de lazer relacionados à cultura, como ler um livro, assistir a um filme no cinema, visitar exposições, ir ao teatro e a espetáculos de dança. [fecha] Não pretende analisar “os hábitos de cultura”, mas “os hábitos de lazer”. O que significa isso? O quanto os brasileiros gastam $$$ com cultura. A preocupação é com o “perfil de consumo”. Ir a uma biblioteca pública, não reflete consumo.

Terceiro ponto: qual o método da pesquisa? Onde está o questionário usado? Qual a população entrevistada? Faixa etária etc. Quantos porcento da população brasileira mora em cidades onde tenha “espetáculo de arte”, “espetáculo de dança”, “teatro” e “cinema”? A pesquisa é interessante para o Rio de Janeiro e seus produtores culturais. Talvez a população tenha sido apenas carioca. Na página empreendedor com br, consta que a pesquisa teria sido “realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos entre os dias 2 e 14 de dezembro e contou com a opinião de 1.200 consumidores em 72 municípios brasileiros.” Ou seja, cerca de 16 pessoas em cada um desses 72 municípios.

Quarto ponto: de quando é mesmo esta pesquisa? Em uma busca rápida no google encontrei esta mesma imagem publicada em vários outros lugares, principalmente twitter, com as mais variadas datas – inclusive 2009. Vou colar a imagem do 2009 aqui.

fecomercio

Em resumo: é uma pesquisa de comércio, ou mesmo de consumo de indústria cultural, e não de cultura, e para mim tem uma intenção de mobilização da opinião pública solidificando a construção que vem fazendo do “inimigo interno” atual, bem aos modos ou moldes da Guerra Fria.

PS: Quem tiver interesse em algo mais profundo acerca do mesmo tema. Encontrei uma artigo bem interessante que cita pesquisa da FECOMERCIO – não sei se a mesma – mas referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s