Palavras púrpuras para o caminho…
Abilio Pacheco
Prefácio ao livro (in) versos versos de Rodrigo Araújo e Castro
Em versos carregados de eterelidades perenes e diáfanas, este primeiro livro de Rodrigo Araújo e Castro abre aos nossos olhos trilhas líricas para o mistério das coisas. As palavras púrpuras que traduzem os hieróglifos possibilitam reflexões nas proximidades da compreensão acerca da essência do sublime. Não à toa, o poeta aqui conclama os Poetas-primeiros. Eles que são ‘desbravadores de mundos’.
A fim de conduzir o leitor neste caminho, a poesia se apresenta vertiginosa, desrítmica mas cíclica, redemoinha e envolvente. As metáforas, marcadamente visuais e com frenquência sintaticamente nominais (substantivos e adjetivos), dão agilidade à busca ensejada pelo eu-lírico, reforçam a riqueza lírico-imagética (entre penumbras, cores quentes e claras) e ressaltam o clima enigmático geral presente nesta poética.
Para escavar o etéreo e perscrutar o sublime, o poeta provoca o leitor a retornar ao clássico, a especulá-los. O caminho para o inefável lírico passa necessariamente por aqueles que dominaram o reino da palavra e que edificaram mundos exteriores, interiores e etéreos bem como conformaram pessoas, suas alegrias e suas dores.
O caminho são as palavras e encontro pode estar (in)versos.