Em poética peregrinação

Em poética peregrinação

Abilio Pacheco

Prefácio ao livro Luz e Sombra de Cleia Dröse

Guardo entre os meus versos preferidos uma estrofe de Cláudio Manoel da Costa (Já rompe, Nise, a matutina aurora…) que pode ser resumido em uma só palavra. Nem sempre literatura é síntese e descrever a aurora ou o arrebol é um desafio a que sempre se propõem os poetas.

Os poemas de Luz e Sombra flertam com esse desafio com todo acervo lírico disponível especialmente enraizado em motivos românticos, modernamente românticos. Não apenas as horas abertas,

as horas da melancolia e suas cores perpassam por esses poemas. Aqui alegrias e tristezas, lembranças do primeiro amor, enamoramentos, são mesclados com tons diversos de uma poesia ricamente imagética e cromática.

A poesia de Cleia Dröse se apresenta para o leitor ora com a mesma desventura rítmica, rímica e sonora que encontramos em Gonçalves Dias como podemos ver em “Flor Saudade” (pág. 25) e “Derradeiro Compasso” (pág. 50); ora em versos livres, suaves e contidos: alguns, como “Eu-menino” (pág. 40) lembram a poesia de Cora Coralina ou Henriqueta Lisboa, e outros, como “Partida” (pág.

38), lembram Cecília Meireles; ora versos que beiram o gosto de um modernismo heróico, como “Espólio” (pág. 27), “Apresentação” (pág. 53) e “Um dia…” (pág. 54), estes marcados por uma crítica social.

Por fim, fôssemos fazer um áudio com os poemas, cederíamos ao inapelável convite de colocar em uma voz gaúcha em poemas como “Rancho de sonhos” (pág. 23) e “De pampa e de mar” (pág. 56).

Entretanto, existe um tema que atravessa todo o livro. O eu-lírico, ser estranho neste mundo, é peregrino, passeante, prisioneiro-fugidio… não necessariamente um flâneur à Baudelaire, talvez apenas um ser de vida migratória. Em Luz e Sombra, temos um ser desejoso de liberdade que em vários poemas se mostra encarcerado, e que em outros é ora viandante ascético e um dia contemplado, ora um caminhante em demanda cuja busca ou é incerta ou se encerra na própria busca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s