abilio pacheco

professor de literatura (ufpa), escritor e revisor de textos

Fontes de Pesquisa Bibliotecas Digitais

Posted by Abilio Pacheco em 15 de agosto de 2013

Recebi e resolvi publicar. É muito importante que fontes boas de pesquisa sejam conhecidas e utilizadas.

Para ampliar sua pesquisa acadêmica e sua experiência de leitura, o IUPERJ elaborou uma lista com 30 sites nacionais e internacionais em que é possível baixar livros e ler online de maneira legal e gratuita.

1. Citeseer – Portal de artigos da National Scientific Foundation dos EUA

2. Scielo – Portal de periódicos Scielo

3. Anpocs – Trabalhos apresentados na ANPOCS anterior:

4. Plataforma Democrática – Biblioteca virtual da plataforma democrática

5. BVCE – Biblioteca virtual de ciências humanas

6. SSRN – Social science research network

7. Isi knowledge – Web of Science

8. Scholar.google – Google Scholar

9. Free full pdf – Over 80 million free scientific publications

10. Universia Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.

11. Open Library Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em vários idiomas.

12. Brasiliana O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.

13. Blog Midia8 Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.

14. Casa de José de Alencar A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.

15. Read Print Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.

16. Biblioteca Digital de Obras Raras O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

17. Portal Domínio Público– Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras.

18. Saraiva A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.

19. Biblioteca Nacional de Portugal Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

20. Machado de Assis Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor em pdf ou html para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

21. Instituto Liberal Clássicos do pensamento político liberal.

22. FUNAG – Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Mais de 400 livros relacionados com Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Geografia, Economia e História do Brasil.

23. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) Integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

24. Biblioteca Mundial Digital Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilíngue, o material está disponível para leitura online.

25. Dear Reader Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.

26. eBooks Brasil Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.

27. Projeto Gutenberg Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

28. Biblioteca Clacso – Rede de Bibliotecas Virtuais de Ciências Sociais da América Latina e Caribe.

29. Unesp Aberta – Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.

30. Biblioteca Celso Furtado – Há mais de mais de 200 textos, num total de 4000 mil páginas impressas e 7 volumesencadernados disponíveis.

Atenciosamente,

Coordenação de Pesquisa e Inovação – IUPERJ

Uma resposta to “Fontes de Pesquisa Bibliotecas Digitais”

  1. […] https://abiliopacheco.com.br/2013/08/15/fontes-de-pesquisa-bibliotecas-digitais/ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: