abilio pacheco

professor de literatura (ufpa), escritor e revisor de textos

Sobre o romance

Posted by Abilio Pacheco em 30 de março de 2013

Sobre o romance “Em Despropósito” sem o primeiro a ser publicado tendo Marabá como cenário, Plinio Pinheiro Neto escreveu no blog de Hiroshi Bogea (http://www.hiroshibogea.com.br/?p=21080) a seguinte retificação, no dia 23 de março:

Caro Hiroshi.

Parabéns ao autor, porém, não é o primeiro, pois temos o romance “Marabá” de autoria de Líbero Luxardo, com capa ilustrada por Augusto Morbach, que conta o dia a dia da Marabá do inicio da década de 50 e seus personagens. Ressalte-se que Líbero também filmou em Marabá o longa metragem “Marabá – Um diamante e cinco balas” contando a vida nos garimpos de diamante da região e que, infelizmente, desapareceu até o copião, sendo que só encontramos em DVD seus outros filmes, “Um dia qualquer” e “Marajó – Barreira do Mar”, com nosso conterrâneo Eduardo Abdelnor como ator principal.

Eu agradeço a retificação e alegro-me com ela. O peso de ser o primeiro romance tendo Marabá como cenário fica menos pesado.

Espero que outros e outros romances sejam publicados com a cidade. Pois entre o romance de Líbero Luxardo e o meu são mais de 50 anos.

Abilio Pacheco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: