Catalogo da Literatura Alternativa

catalogocab

Qual a proposta do catálogo?
A proposta desse catálogo é apresentar de maneira resumida informações sobre autores que produzem literatura em língua portuguesa em qualquer lugar do globo. O rótulo alternativo é porque a finalidade do catálogo não é o de apresentar autores que já fazem parte da grande indústria do livro. Caso algum deles, seus agentes ou suas editoras nos escrevam para que sejam incluídos no catálogo não iremos impedi-los. Afinal, nem todo autor publicado por uma grande editora deixa de ser alternativo.
Tem custo para o autor-participante?
Outro ponto importante do catálogo é a forma de participação, existem quatro possibilidades de o autor estar presente no catálogo. Uma delas é gratuita, pois assim poderemos alcançar a maior quantidade de autores possíveis.
Quem pode ser considerado autor de texto literário?
O critério da literariadade, principalmente sob o enfoque estético, é importante. Mas esse catálogo não tem como intenção avaliar as obras, mas apenas indicar onde estão os autores. Portanto, toda pessoa que escreve em língua portuguesa e já tenha – pelo menos – publicado em antologia ou mantenha um blog literário com pelo menos um ano de existência, poderá se apresentar como autor.
Como será divulgado o catálogo após o término das inscrições?
O catálogo apresentará os autores em ordem alfabética e será publicado em pdf a ser distribuído livremente pela internet. A Editora LiteraCidade fará exemplares sob demanda para os autores que assim desejarem ter o catálogo impresso e se reservará no direito de fazer uma tiragem offset a fim de baratear os custos do valor unitário da publicação, em conformidade com a demanda.
Eu tenho que informar tudo que está no exemplo-base – opção A?
Não. Na ficha de inscrição, você verá que existem dados opcionais a serem informados. No exemplo, o autor-modelo não informou ano de nascimento. O importante é informar pelo menos o email, afinal o catálogo tem a finalidade de congregar informações sobre autores com a finalidade de serem encontrados por editoras.
Qual o prazo?
Estamos abrindo como primeira chamada até o dia 01 de março. Caso nosso objetivo de não seja alcançado, ou ainda houver muito autor solicitando prorrogação. Então, poderemos reabrir, com novos valores de participação, mas certamente mantendo a opção de gratuidade.

Veja as opções de participação (catalogodivulgacao.pdf), e não fique de fora.
As fichas de inscrição estarão disponíveis para download em breve neste espaço.

Lene Sousa & Abilio Pacheco
Editora LiteraCidade – http://www.literacidade.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s