abilio pacheco

professor de literatura (ufpa), escritor e revisor de textos

Chamada para Rev Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Posted by Abilio Pacheco em 22 de fevereiro de 2011

Chamada para artigos – Revista 39 junho de 2012, Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Dossiê:
Realismo e realidade: superação, transformação ou permanência

A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição de junho de 2012.
Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

O número 39 trará um dossiê sobre o tema Realismo e realidade: superação, transformação ou permanência.

O termo realismo apresenta ambiguidades e imprecisões, uma vez que, em seu sentido mais superficial, permitiria uma adesão ao que denominamos de realidade. O dossiê pretende perceber a atualidade dos recursos expressivos ditos realistas nas formas narrativas contemporâneas, tanto literárias quanto audiovisuais, em suas diferentes roupagens e possibilidades de expressão. Serão avaliados artigos que analisem as formas realistas e as reconfigurações miméticas da realidade na contemporaneidade, o retorno cíclico dessas representações documentais e figurativas, a sua relação com as soluções modernistas, bem como seu sentido social e estético, entre outras questões.
Dossiê proposto por Tânia Pellegrini (UFSCar).

A revista conta também com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

O prazo final para o envio de artigos e resenhas é 10 de agosto de 2011.

Normas para publicação:
Os artigos devem ser encaminhados em arquivo formato DOC ou RTF, em Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5. As informações bibliográficas devem aparecer no sistema autor/data, entre parêntesis, em meio ao texto, como no modelo: (Bourdieu, 1998, p. 37). Demais informações devem vir em notas, reduzidas, de rodapé. A bibliografia completa deve constar no final do texto, seguindo a ordem: sobrenome do autor em caixa alta, prenome em caixa alta
e baixa, ano de publicação entre parêntesis, título do livro, edição, cidade e editora. É necessário incluir um resumo, um abstract, três ou quatro palavras-chave e algumas linhas com os dados do autor, incluindo um e-mail que possa ser divulgado e o endereço postal para onde deverão ser encaminhados três
exemplares da revista, caso o texto venha a ser publicado.

As resenhas sobre literatura ou textos teóricos não devem exceder cinco páginas. Não há número fixo de páginas para os artigos.

Os trabalhos não solicitados serão encaminhados a pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

Os artigos e resenhas devem ser enviados para: estudos@unb.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: