abilio pacheco

professor de literatura (ufpa), escritor e revisor de textos

Semana da Consciência Negra – UFPa

Posted by Abilio Pacheco em 14 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra na UFPA

exibir.php?id=4246&img=principal

A Casa Brasil África da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, de 11 a 22 de novembro, a Semana da Consciência Negra. O evento tem como tema “A Resistência e Luta na Diáspora Africana” e contará com a participação de estudantes africanos, de grupos culturais afro-brasileiros e associações de remanescentes de quilombolas, movimentos sociais e representantes das religiões de matriz africana.

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data foi escolhida por coincidir com a morte do Zumbi dos Palmares, em 1695. Este dia celebra a resistência do negro à escravidão em solo brasileiro. A data é festejada desde a década de 1970, tornando-se parte do calendário da Educação Nacional com a Lei 10639/03. A semana é um espaço voltado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A programação do evento consta de conferências, palestras e mesas-redondas. Entre os temas a serem discutidos, estão “Educação no continente Africano”, “O papel do continente Africano na sociedade global”, “Inserção do Negro no mercado de trabalho”, “Cotas Universitárias”, “Descrição”, “Identificação de Etnias”, “Intolerância religiosa”; “Moda e Beleza Africana.”

Para participar da Semana, não é necessário realizar inscrições. O evento é aberto ao público.

2 Respostas to “Semana da Consciência Negra – UFPa”

  1. LEOMARIA said

    CADA DEBATE, CADA EVENTO, CADA PALESTRA OU COMEMORAÇÃO NOS É VÁLIDA PELA IMPORTANCIA DE INTERAGIRMOS MUTUAMENTE NESTE SENTIDO:”CONSCIÊNCIA NEGRA”, POIS VIVEMOS DIARIAMENTE CONSCIÊNTES OU NÃO, COM CONFLITOS QUE NOS AFETAM, PELAS DIFICULDADES EXISTENCIAIS.UM SIMPLES DESPREPARO ESPIRITUAL TRANSBORDA EM PRECONCEITO, ONDE O QUE MAIS SE DISTINGUE É O DE CÔR, DE RAÇA.PRECISAMOS ESTUDAR MUITO AS NOSSAS ORIGENS PARA DEIXARMOS A IGNORÂNCIA NO LIXO, QUE É O LUGAR DO QUE NÃO PRESTA.A VIDA EM SOCIEDADE É IRMÃ DA AMIZADE, DA SOLIDARIEDADE E DAS DIFERENÇAS.LÉA

  2. José Sousa said

    Oportuna e necessária para todos nós essa Semana da Consciência Negra. Que este evento nos traga mais consciência para uma convivência sem ódio, sem preconceito e pautada pelo respeito e amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: