abilio pacheco

professor de literatura (ufpa), escritor e revisor de textos

Bragabá lembrança memória

Posted by Abilio Pacheco em 19 de outubro de 2010

Bragabá
Bragança: Marabá – lembrança: memória

Abilio Pacheco

Bragança: Marabá é uma cidade submersa cuja imagem vítrea permanece no côncavo de meu cristalino de vinte e sete anos. E de onde emerge a pérola do Caeté tal qual a Mesopotâmia de meia década. Se me não canso de emparelhá-las é por ser uma a matriz intacta de que fala Ítalo Calvino e a outra a que nasce e traz à tona a primeira. E assim passei três semanas em Bragabá.

Dez minutos de caminhada rodeado por silêncios: passos rápidos em pisos irregulares, tempo quente, vento brando, calor gostoso de sol de sete e meia da manhã. A torre da telepará marcando o caminho: inerte. Próxima, inalcançável; riscando azul e algodonévoas. UFPA descalçada, poeira e pó da entrada (sem pórtico) até a sala de aula. Camaleões nas árvores cagando e caindo sobre cadernos e alunos. Prédio ad aeternum em construção e Letras buscando espaço…

Mulheres nas portas, homens nas ruas, velhos nas calçadas, motos e motos, bicicletas… crianças correndo, jogando bola, rindo de nada e de tudo. Praça e praça: mini-bugs, pipoca, sanduíches. Praça, igreja, orla e rio. Praça: lazer. Praça: trabalho. Praça: orla, bares, bares e barracas de tacacá.

Ontem a polícia prendeu um bandido: puseram no carro com vidro sem fumê e na frente batedores em businaços. Disseram-me (eu me ouvi dizendo para mim) que aqui isso é comum. A população petrificada se recongela idêntica a outra jazente na retina fatigada. E explodem apupos e aplausos desmanchando-se como as estátuas fossilizadas (na memória).

Ontem deram-me uma carona. Passaram nas bordas da feira. Um bêbado, ou doido, ou apenas um transeunte distraído. Aos meus ouvidos e de meu olvido: busina e palavras, mas o homem apenas adeja até a borda da rua.

Ontem!?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: